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Caixa Temática Proclo

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Esta Caixa Temática de Proclo contém os 4 volumes da Teologia de Platão

Descrição
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Sobre a Teologia
de Platão Volume 1

Sobre a Teologia
de Platão Volume 2

Sobre a Teologia
de Platão Volume 3

Sobre a Teologia
de Platão Volume 4

Depois do sucesso da obra Tratados das Enéadas do grande Plotino (204-270 d.C.), a Polar Editora traz a honrosa obra Sobre a Teologia de Platão, Volume I, do outro grande filósofo neoplatônico Proclo (412–485 d.C.), reconhecido por ser o terceiro reitor (escolarca) da Escola Neoplatônica de Atenas (século IV) e considerado um dos mais fiéis retransmissores dos ensinamentos platônicos.

Tamanho foi o seu legado que suas obras influenciaram diretamente toda a mística e filosofia cristã, a muçulmana e também a judaica, além de ser uma das maiores referências dos grandes autores do Renascimento italiano.

Nesta obra, Proclo traz um estudo da teologia no sentido que Platão a entende, ou seja: como um discurso sobre Deus e sobre os deuses; onde ele vai chama-la de iniciação aos mistérios divinos ou mistagogia. Para isso, faz uso das inspirações divinas de Platão contidas nos Diálogos: Parmênides, Leis, República, Fedro e Fédon.

É sabido que o Parmênides contém questões referentes à tese das formas inteligíveis, à ontologia e o Um (o Uno); as Leis contêm importantes referências sobre a gnose; a República tem o conceito de alma de e na formação das classes sociais; o Fedro possui informações importantes sobre a metempsicose, o eros, a philia e a filosofia sobre o verdadeiro cultivo da alma; e o Fédon tem como temática central a imortalidade da alma.

São 29 capítulos divididos da seguinte forma: Prefácio (I), Método de ensino e preparação dos ouvintes (II), O que é Teologia? (III), O método de exposição teológica defendido por Platão (IV), Diálogos que tratam da Teologia (V), Objeção prejudicial (VI), Resposta a essa objeção (VII), As duas exegeses do Parmênides (VIII): Primeira exegese: O Parmênides é um exercício de Lógica (IX), Segunda exegese: O Parmênides é o Tratado de Teologia (X), Interpretação da segunda hipótese segundo Siriano (XI), Interpretação geral do Parmênides (XII), Atributos divinos extraídos de As Leis (XIII), A existência dos deuses (XIV), a providência dos deuses (XV), A inflexibilidade da providência divina (XVI), Atributos divinos extraídos de A República (XVII), Os deuses são causas de todo Bem e de nenhum Mal (XVIII), A imutabilidade dos deuses (XIX), A simplicidade dos deuses (XX), A Verdade dos deuses (XXI), A Bondade dos deuses (XXII), Atributos divinos extraídos do Fredo: A Ciência dos deuses (XXIII), A Beleza dos deuses (XXIV), Atributos divinos que respondem aos três precedentes: Fé, Verdade, Amor (XXV), Atributos divinos extraídos do Fédon: Divino, imortal, inteligível (XXVI), Unitário, indissolúvel, semelhante a si mesmo (XXVII), A existência não-engendrada dos deuses (XXVIII) e Os nomes divinos (XXIX).

O autor separa a obra em duas grandes partes: a Primeira Parte (do Capítulo II ao XI): Prolegômenos, que contém noções básicas para uma maior compressão da obra; e a Segunda (do Capítulo XII ao XXIX): Tratado dos atributos divinos, onde ele faz a exegese de cada Diálogo de forma separada.

Após a leitura desta obra e consolidando a tríade dos neoplatônicos, aconselhamos a leitura da obra Sobre os Primeiros Princípios escrito por Damáscio, discípulo e sucessor de Proclo, onde este faz uma reflexão sobre a natureza da Realidade absoluta.

Texto: Kleiton Fontes – Revisão: Américo Sommerman

Proclo, em seu prefácio, explica o plano da obra e diz que a dividirá em três partes. A primeira apresentará um apanhado de todas as noções de Platão a respeito dos deuses e Proclo examinará o significado e o valor delas para cada grau da hierarquia divina. A segunda enumerará todos os graus da hierarquia divina, definirá seus atributos e processos e os relacionará com os princípios fundamentais estabelecidos pelos teólogos, o seja: Orfeu, Juliano o Teurgo, Hesíodo e

Homero. A terceira parte tratará dos deuses hipercósmicos (que estão além do cosmo) e encósmicos (que estão no interior do cosmo), que aparecem de maneira dispersa na obra de Platão, e Proclo os relacionará com as classes universais da hierarquia divina.

O grande filósofo neoplatônico Proclo (Constantinopla, 8 de fevereiro de 412 – Atenas, 17 de abril de 485) foi o terceiro reitor (escolarca) da Escola Neoplatônica de Atenas, fundada por Plutarco de Atenas (350-432) no final do século IV com a intenção de ser uma continuidade da Academia criada por Platão em 387 a. C. e fechada pelo general romano Sula em 86 a. C. A Escola Neoplatônica de Atenas, apesar dos mais de quatro séculos que a separavam da Escola criada por Platão, considerava-se de tal modo uma retransmissora fiel dos ensinamentos de Platão que os seus reitores eram chamados de “diádocos”, ou seja, sucessores de Platão. Por isso, Proclo, assim como seu antecessor na direção da Escola, Siriano, era chamado de Sucessor de Platão, título que foi atribuído pela última vez a Damáscio, derradeiro reitor da Escola, fechada pelo imperador bizantino Justiniano em 529.

A obra cujo Segundo Volume o leitor tem em mãos trata, como o título indica, da teologia no sentido que Platão a entende, ou seja: como um discurso sobre Deus e sobre os deuses. E Proclo muitas vezes chama a teologia, nesse sentido, de iniciação aos mistérios divinos ou mistagogia.

A presente edição partiu da tradução para o francês desta obra de Proclo e foi realizada por Maria das Mercês Rocha Leite. Em breve, publicaremos Os elementos de teologia de Proclo e A vida de Proclo (escrita por seus discípulo Marino) em tradução a partir do original grego realizada por Pedro Barbieri. Com isso, a Polar contribuirá para preencher mais uma lacuna dramática na cultura brasileira: a inexistência, até o presente momento, de obras do grande Proclo em língua portuguesa.

Maria das Mercês Rocha Leite é graduada em Letras-Francês e Letras-Alemão (UNESP-Araraquara) e pós-graduada em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, onde se aperfeiçoou em tradução criativa com Haroldo de Campos e Décio Pignatari). Especializou-se em Língua, Literatura e Civilização Francesa na Université Aix-Marseille (França). Participou de várias publicações da Polar, como O Tratado das Enéadas (Plotino), A Arte Sagrada de Shakespeare (Martin Lings), Os Três Princípios da Essência Divina, As 40 questões sobre a Alma, A vida tripla do ser humano (de Jacob Boehme), Perceval ou o Romance do Graal (Chrétien de Troyes), Corpus Hermeticum (Hermes Trismegisto) dentre outras.

Proclo, em seu prefácio, explica o plano da obra e diz que a dividirá em três partes. A primeira apresen – tará um apanhado de todas as noções de Platão a respeito dos deuses e Proclo exa – minará o significado e o valor delas para cada grau da hierarquia divina. A segunda enumerará todos os graus da hierarquia divina, definirá seus atributos e processos e os relacionará com os princípios funda – mentais estabelecidos pelos teólogos, ou seja: Orfeu, Juliano o Teurgo, Hesíodo e Homero. A terceira parte tratará dos deuses hipercósmicos (que estão além do cosmo) e encósmicos (que estão no interior do cos – mo), que aparecem de maneira dispersa na obra de Platão, e Proclo os relacionará com as classes universais da hierarquia divina.

O grande filósofo neoplatônico Proclo (Constantinopla, 8 de fevereiro de 412 – Atenas, 17 de abril de 485) foi o terceiro reitor (escolarca) da Escola Neoplatônica de Atenas, fundada por Plutarco de Atenas (350-432) no final do século IV com a intenção de ser uma continuidade da Academia criada por Platão em 387 a. C. e fechada pelo general romano Sula em 86 a. C. A Escola Neoplatônica de Atenas, apesar dos mais de quatro séculos que a separavam da Escola criada por Platão, considerava-se de tal modo uma retransmissora fiel dos ensinamentos de Platão que os seus reitores eram chamados de “diádocos”, ou seja, sucessores de Platão. Por isso, Proclo, assim como seu antecessor na direção da Escola, Siriano, era chamado de Sucessor de Platão, título que foi atribuído pela última vez a Damáscio, derradeiro reitor da Escola, fechada pelo imperador bizantino Justiniano em 529. A obra cujo Terceiro Volume o leitor tem em mãos trata, como o título indica, da teologia no sentido que Platão a entende, ou seja: como um discurso sobre Deus e sobre os deuses. E Proclo muitas vezes chama a teologia, nesse sentido, de iniciação aos mistérios divinos ou mistagogia.

A presente edição partiu da tradução para o francês desta obra de Proclo e foi realizada por Maria das Mercês Rocha Leite. Em breve, publicaremos Os elementos de teologia de Proclo e A vida de Proclo (escrita por seus discípulo Marino) em tradução a partir do original grego rea – lizada por Pedro Barbieri. Com isso, a Polar contribuirá para preencher mais uma lacu – na dramática na cultura brasileira: a inexis – tência, até o presente momento, de obras do grande Proclo em língua portuguesa. Maria das Mercês Rocha Leite é gra – duada em Letras-Francês e Letras-Alemão (UNESP-Araraquara) e pós-graduada em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, onde se aperfeiçoou em tradução criativa com Haroldo de Campos e Décio Pignatari). Especializou-se em Língua, Literatura e Civilização Francesa na Université Aix – -Marseille (França). Participou de várias publicações da Polar, como O Tratado das Enéadas (Plotino), A Arte Sagrada de Shakespeare (Martin Lings), Os Três Princípios da Essência Divina, As 40 questões sobre a Alma, A vida tripla do ser humano (de Jacob Boehme), Perceval ou o Romance do Graal (Chrétien de Troyes), Corpus Herme – ticum (Hermes Trismegisto) dentre outras.

Proclo, em seu prefácio, explica o plano da obra e diz que a dividirá em três partes. A primeira apresen – tará um apanhado de todas as noções de Platão a respeito dos deuses e Proclo exa – minará o significado e o valor delas para cada grau da hierarquia divina. A segunda enumerará todos os graus da hierarquia divina, definirá seus atributos e processos e os relacionará com os princípios funda – mentais estabelecidos pelos teólogos, ou seja: Orfeu, Juliano o Teurgo, Hesíodo e Homero. A terceira parte tratará dos deuses hipercósmicos (que estão além do cosmo) e encósmicos (que estão no interior do cos – mo), que aparecem de maneira dispersa na obra de Platão, e Proclo os relacionará com as classes universais da hierarquia divina.

O grande filósofo neoplatônico Proclo (Constantinopla, 8 de fevereiro de 412 – Atenas, 17 de abril de 485) foi o terceiro reitor (escolarca) da Escola Neoplatônica de Atenas, fundada por Plutarco de Atenas (350-432) no final do século IV com a intenção de ser uma continuidade da Academia criada por Platão em 387 a. C. e fechada pelo general romano Sula em 86 a. C. A Escola Neoplatônica de Atenas, apesar dos mais de quatro séculos que a separavam da Escola criada por Platão, considerava-se de tal modo uma retransmissora fiel dos ensinamentos de Platão que os seus reitores eram chamados de “diádocos”, ou seja, sucessores de Platão. Por isso, Proclo, assim como seu antecessor na direção da Escola, Siriano, era chamado de Sucessor de Platão, título que foi atribuído pela última vez a Damáscio, derradeiro reitor da Escola, fechada pelo imperador bizantino Justiniano em 529. A obra cujo Terceiro Volume o leitor tem em mãos trata, como o título indica, da teologia no sentido que Platão a entende, ou seja: como um discurso sobre Deus e sobre os deuses. E Proclo muitas vezes chama a teologia, nesse sentido, de iniciação aos mistérios divinos ou mistagogia.

A presente edição partiu da tradução para o francês desta obra de Proclo e foi realizada por Maria das Mercês Rocha Leite. Em breve, publicaremos Os elementos de teologia de Proclo e A vida de Proclo (escrita por seus discípulo Marino) em tradução a partir do original grego rea – lizada por Pedro Barbieri. Com isso, a Polar contribuirá para preencher mais uma lacu – na dramática na cultura brasileira: a inexis – tência, até o presente momento, de obras do grande Proclo em língua portuguesa. Maria das Mercês Rocha Leite é gra – duada em Letras-Francês e Letras-Alemão (UNESP-Araraquara) e pós-graduada em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, onde se aperfeiçoou em tradução criativa com Haroldo de Campos e Décio Pignatari). Especializou-se em Língua, Literatura e Civilização Francesa na Université Aix – -Marseille (França). Participou de várias publicações da Polar, como O Tratado das Enéadas (Plotino), A Arte Sagrada de Shakespeare (Martin Lings), Os Três Princípios da Essência Divina, As 40 questões sobre a Alma, A vida tripla do ser humano (de Jacob Boehme), Perceval ou o Romance do Graal (Chrétien de Troyes), Corpus Herme – ticum (Hermes Trismegisto) dentre outras.

Peso 0,823 kg

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