Por qual livro devo iniciar o estudo da Cabala?
Autor: Américo Sommerman – Revisto e adaptado para o Plog por Kleiton Fontes
Tem crescido muito o número de pessoas interessadas em conhecer e estudar a Cabala, a respeitada dimensão esotérica do Judaísmo. É normal que essas pessoas, quando são autodidatas e não estão vinculadas a nenhuma escola de Cabala (ou a grupo de estudos liderados por professores com profundo conhecimento sobre o tema) fiquem desorientadas em meio à grande quantidade de informações contraditórias na internet. Escrevi este post para trazer mais clareza a esses pesquisadores autônomos.
É importante que o pesquisador autônomo comece por um texto introdutório, que dê um panorama geral da cabala, que fale de sua história, de sua relação com o judaísmo formal, das grandes correntes e dos seus conceitos principais. Esse tipo de leitura fornecerá a ele uma ideia razoavelmente clara do contexto em que a Cabala se insere, da sua cosmovisão e das diferentes características que ela assumiu ao longo dos séculos.
Dependendo das características e do perfil da pessoa interessada em entrar em contato com esse tema, ela pode optar por livros de natureza mais acadêmica ou por livros que se utilizam de uma linguagem e de uma forma mais simples e mais leve.
No primeiro caso, as obras de referência são a de dois grandes acadêmicos especialistas na mística judaica: Gershon Scholem e Moshé Idel. O primeiro nasceu na Alemanha em 1987 e lecionou por muitos anos na Universidade Hebraica de Jerusalém. O segundo nasceu na Romênia em 1947 e também se tornou professor emérito na Universidade Hebraica de Jerusalém. Há várias obras excelentes destes dois autores disponíveis no Brasil, publicadas pela editora Perspectiva.
No caso dos leitores que querem uma obra não acadêmica, de leitura mais leve e mais fácil, o melhor texto introdutório é aquele publicado aqui pela Editora: Iniciação à Cabala da professora carioca Tova Sender.
Tova se dedica ao estudo da Cabala há 35 anos, estudando diretamente da fonte em hebraico, além de ter herdado noções aprofundadas de seus pais e antepassados judeus. Psicóloga com especialização em Teoria Psicanalítica, Mestre e Doutora em Literatura Comparada (UERJ), possui seis livros publicados. Lecionando como professora na Escola Eliezer Steinbarg (atual Liezer Max), tem ajudado a manter viva a cultura judaica na cidade do Rio de Janeiro. É também tradutora Hebraico-Português. Dá cursos de Cabala e Judaísmo em centros de cultura por todo o Brasil.
Depois da leitura ou dos livros de Gershom Scholem e de Moshé Idel ou do Iniciação à Cabala de Tova Sender, o segundo passo seria a leitura da edição de duas partes do Sêfer ha-Zohar (O Livro do Esplendor) também publicado pela Polar Editora. O Zohar é a obra máxima da cabala.
Foi escrito no século XIII na Espanha pelos chefes da Academia Rabínica de Toledo. É a referência principal para todas as academias rabínicas do mundo. E a edição publicada pela Polar teve em vista alcançar um público mais amplo, pois a leitura do Zohar completo é uma tarefa para estudiosos avançados da cabala. E esta edição da Polar traz uma longa e ampla introdução a respeito do Zohar e um amplo Glossário de termos específicos da cabala no final.
Depois da leitura do Zohar, uma terceira etapa é ler o livro A Cabala Volume 1 de Patrick Paul, professor francês radicado no Brasil há alguns anos e do qual a Polar publicará uma coleção de 7 Volumes sobre a cabala ao longo dos três próximos anos.
Graduado em Medicina pela Universidade de Marselha, Mestre em bioquímica e microbiologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Paris VII, Mestre em Antropologia Médica pela Faculdade de Medicina de Bobigny-Paris XIII, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade François Rabelais de Tours, Livre-Docente em Ciências e Educação pela Universidade de Rennes II, e Membro Expert [Alta Autoridade de Saúde da França no Comitê de Organização das Recomendações profissionais sobre o tema “Avaliação dos programas em educação terapêutica [“L’évaluation des programmes en éducation thérapeutique – 05R12”]. Foi Professor Visitante da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vinculado ao departamento de Medicina Preventiva, durante o período de 2011 a 2013. Além de sua trajetória médica e acadêmica Patrick Paul dedicou-se por décadas a pesquisas sobre as grandes tradições espirituais do Ocidente e do Oriente.
Depois dessas leituras, essas pessoas que valorizam sua autonomia na via do conhecimento e do autoconhecimento terão um bom repertório a respeito da Cabala, capaz de lhes trazer um ótimo discernimento para escolherem seus passos seguintes.
E nem é preciso dizer que uma vida inteira não é o bastante para abarcar a literatura imensamente vasta dessa magnífica tradição espiritual multimilenar.
Parabéns por seu trabalho inspirado para difundir da Sabedoria Perene.
Estimado João Santos Nahum, muito gratos pelas tuas palavras! Elas são um grande estímulo para nós.
Artigo leve e objetivo para principiantes como eu sobre um tema de grande envergadura cultural que é a Cabala. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco, Américo.
Agradeço pela orientação
Talvez não haja preciso tanta coisa !! Basta dispensar as três zephiras superiores , ficando só as sete abaixo. Isso já é um bom começo.
Obrigado!
Se for o meu tempo, eis chegado!
Olá,
Me chamo Anderson Costa. Gostaria de ajuda de vocês! Preciso iniciar um livro da Kabbalah e não sei por onde começar quantos livros são e se existe outros livros auxiliares para esclarecer o significado do que foi lido no livro. Atualmente estou ouvindo áudio book, mais gostaria de adquirir os livros para poder tentar adquirir algum conhecimento, sei que é difícil mais vou procurar o máximo me esforçar. Atualmente moro em Macaé RJ aqui não tem cursos dobre Kabbalah. Aguardo retorno, obrigado!
Att: Anderson Costa