Livros Fundamentais das Grandes Tradições Espirituais até então Inéditos na Língua Portuguesa
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Jamblico

Jâmblico de Calcis (Celessíria (Siria), 245 d.C – Apameia (Siria), 325 d.C foi um filósofo neoplatônico de destaque, cuja obra exerceu profunda influência sobre o desenvolvimento do pensamento filosófico e metafísico tardio na Antiguidade. Nascido na Síria, Jâmblico estudou sob a tutela de Porfírio, um dos principais discípulos de Plotino, o fundador do neoplatonismo. No entanto, Jâmblico desenvolveu suas próprias ideias, que divergiram e expandiram significativamente o neoplatonismo plotiniano e procliniano introduzindo elementos religiosos e teúrgicos.

Contribuições Filosóficas e Metafísicas
Jâmblico é reconhecido por sua tentativa de sintetizar a filosofia platônica com práticas religiosas e esotéricas, criando um sistema que incorporava elementos de várias tradições filosóficas e espirituais. Ele é talvez mais conhecido por sua introdução e desenvolvimento da teurgia, uma prática espiritual que envolve rituais e invocações destinadas a colocar a alma em contato direto com o divino. Ao contrário de Plotino, que acreditava na possibilidade de ascensão da alma ao Uno através da filosofia e da contemplação, Jâmblico argumentava que a intervenção divina era essencial para essa união.

Em seu sistema, Jâmblico propôs uma hierarquia complexa de seres intermediários entre o Uno e o mundo material. Ele descreveu uma cadeia de emanações que incluía o Nous (Intelecto), a Alma do Mundo e uma série de deuses, heróis, arcanjos, anjos e daimons. Essa estrutura hierárquica permitia uma explicação mais detalhada da relação entre o mundo sensível e o transcendente, e fornecia uma base teórica para a prática teúrgica.

Obras
Entre suas obras, a mais conhecida e influente é “Sobre os Mistérios” (De Mysteriis), publicado pela Polar Editorial com o título: Jâmblico Sobre os Mistérios dos Egípcios, dos Caldeus e dos Assírios um tratado em que defende a teurgia contra as críticas de Porfírio. Nesta obra, Jâmblico argumenta que os rituais teúrgicos são superiores às práticas filosóficas puramente intelectuais, pois permitem a participação ativa da alma no divino. Ele afirma que os deuses respondem aos rituais teúrgicos, que são necessários para purificar a alma e permitir sua ascensão.

Outra obra sua de grande significado é a “Vida de Pitágoras” (Vita Pythagorica), onde Jâmblico não apenas relata a biografia do filósofo pré-socrático, mas também apresenta uma visão idealizada do modo de vida pitagórico, conectando-o aos seus próprios ensinamentos teúrgicos e filosóficos. Através dessa obra, ele procurou estabelecer uma linhagem espiritual que vinculava Pitágoras, Platão e o neoplatonismo.

Além disso, Jâmblico escreveu comentários sobre diversos diálogos platônicos, embora muitos desses escritos estejam perdidos. Seu enfoque nos diálogos de Platão visava harmonizar e sistematizar as ideias platônicas dentro de sua própria estrutura metafísica e espiritual.

Influência e Legado
O impacto de Jâmblico na filosofia posterior foi extremamente significativo. Sua ênfase na teurgia influenciou profundamente o desenvolvimento do neoplatonismo em Alexandria e Atenas, e seus seguidores, como Proclo, continuaram a expandir suas ideias. A escola de pensamento jâmblica exerceu uma influência duradoura sobre a filosofia medieval, tanto no mundo islâmico quanto no cristão, com figuras como Pseudo-Dionísio, o Areopagita, incorporando elementos de sua teurgia.

A contribuição de Jâmblico ao pensamento filosófico e metafísico reside em sua integração única de filosofia, religião e prática espiritual. Ele transformou o neoplatonismo de uma filosofia especulativa em um sistema espiritual abrangente, no qual a prática religiosa desempenha um papel central na busca da sabedoria e da união com o divino.

Em suma, Jâmblico foi um filósofo inovador cuja obra ampliou e aprofundou o neoplatonismo, deixando um legado duradouro que continuou a influenciar pensadores e místicos até os dias de hoje. Sua combinação de filosofia e teurgia criou um modelo de pensamento que buscava não apenas compreender o divino, mas também vivenciá-lo diretamente através de práticas espirituais.

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