Livros Fundamentais das Grandes Tradições Espirituais até então Inéditos na Língua Portuguesa
Livros Fundamentais das Grandes Tradições Espirituais até então Inéditos na Língua Portuguesa
Saiba mais sobre nós
Saiba mais sobre nossos autores
Agora mesmo
Minha Conta

Uma Entrada Aberta ao Palácio Fechado do Rei

R$70,00

Descrição
Informação adicional
Avaliações (0)

Sobre o Livro

Sobre o Autor

Publicada primeiramente com o título Introitus apertus ad occlusum regis palatium (latim – língua utilizada por vários alquimistas) no século XVII em Amsterdã (NL).

Ao ler o título deste livro a razão pode se questionar: “Se o palácio do rei é fechado, como poderei adentrá-lo?” E é neste sentido que está obra foi escrita. O autor diz “Não são fábulas, mas experiências reais que vi, fiz e conheci: o leitor compreenderá facilmente, lendo estas páginas. Por essa razão, escrevendo-as pelo bem de meu próximo, basta-me declarar que jamais ninguém falou desta arte tão claramente quanto eu”.

E realmente, nesta obra o alquimista Irineu Filaleto faz jus ao significado de seu pseudônimo hermético (O amante pacífico da verdade) e a sua fama de ser um dos alquimistas mais caridosos da história.

Dessa forma, este livro tornou-se um Clássico da literatura alquímica, considerado pelos Adeptos mais avançados como uma obra do mesmo patamar que As Doze Chaves da Filosofia de Basilio Valentim, O Mistério das Catedrais de Fulcanelli, O Livro das Figuras Hieroglíficas de Nicolas Flamel, Atalanta Fugiens de Michael Maier e o Tratado da Pedra Filosofal de Lambspring.

Filaleto inicia a sua obra da seguinte forma: “Tendo eu, Filaleto, filósofo anônimo, penetrado os arcanos da medicina, da química e da física, decidi redigir este pequeno tratado, no ano de 1645 da Redenção do mundo e no trigésimo terceiro de minha idade, a fim de saldar o que devo aos Filhos da Arte e para estender a mão àqueles que estão perdidos nos labirintos do erro. Assim, parecerá aos Adeptos que sou seu par e irmão. Quanto àqueles que foram seduzidos pelos vãos discursos dos sofistas (enganadores), eles verão e receberão a luz, graças à qual retornarão a uma via mais segura. E pressagio, em verdade, que numerosos dentre eles serão iluminados por meus trabalhos“.

Texto: Kleiton Fontes – Revisão: Américo Sommerman

Irineu Filaleto

Eirenaeus Philalethes, em grego, e Irineu Filaleto, em latim, é o pseudônimo hermético do médico, escritor e alquimista George Starkey.

Em grego, Eiraneus ou Eirenaios significa literalmente “pacífico”: philo é um prefixo relacionado “à capacidade de amar” ou “amante” e alethes ou Alétheia é relacionado a “verdade”, no sentido de “desvelamento”. Sendo assim, Eirenaeus Philalethes significa “O Amante pacífico da verdade”.

Irineu Filaleto (George Starkey) nasceu na Ilha das Bermudas em 1628. Estudou em Havard College (escola que originou a Universidade de Harvard) de 1643 a 1649 e praticou a medicina em Boston de 1646 a 1650. Em 1650, mudou-se para Londres (Inglaterra). Faleceu na grande praga que devastou Londres em 1665.

Entre os alquimistas, destacam-se duas classes: uma delas é a classe denominada de “invejosos”, sendo os alquimistas que dão conscientemente falsos esclarecimentos sobre a sua arte; e a outra classe é chamada de “caridosos”, sendo estes os alquimistas que revelam detalhes sobre o magistério.

Fazendo jus ao seu pseudônimo Irineu Filaleto, ficou conhecido na história da alquimia como um dos alquimistas mais caridosos.

Escreveu 30 importantes tratados alquímicos, dentre eles, ganham destaque as obras: Uma Entrada Aberta ao Palácio Fechado do Rei, Cinco Tratados que contempla os tratados: a) Regras Universais da Obra Universal: a preparação do Mercúrio ao Mercúrio dos Filósofos, b) Princípios de Filaleto – para dirigir as Operações na Obra hermética, c) Experiências para a preparação do Mercúrio Filosófico pela Lua e do Régulo Marcial Estrelado para a Pedra Filosofal, d) A Fonte de Verdade Química e e) A Metamorfose dos Metais, e Um Breve Guia ao Rubi Celestial – Concernente à pedra filosofal e a seu grande arcano.

Nesses tratados, o autor revela as várias etapas necessárias para a realização da Grande Obra alquímica, ou seja, da Pedra Filosofal.

Dentre seus leitores destacam-se o físico Isaac Newton (1643 – 1727), o químico irlandês Robert Boyle (1627 – 1691), o filósofo inglês John Locke (1632 – 1704) e o filósofo alemão Leibniz (1646 – 1716).

Irineu Filaleto entrou para história como um dos grandes Adeptos. Seu nome figura ao lado de alquimistas do porte de: Arnaldo de Villanova, Nicolas Flamel, George Ripley, Basílio Valentim, Alberto Magno, Michael Maier, Alexander Seton, Michel Sendivogius e Fulcanelli.

Peso 0,290 kg
Dimensões 14 × 21 × 1,2 cm
AUTOR

Irineu Filaleto

TRADUÇÃO

Lucius Splendoris

ISBN-10

8586775355

ISBN-13

978858677535-2

EDIÇÃO

1ª edição, 2018

PÁGINAS

192

IDIOMA

Português, BR

ENCADERNAÇÃO

Brochura

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Uma Entrada Aberta ao Palácio Fechado do Rei”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Chamar no WhatsApp
Posso Ajudar?
O livro Uma Entrada Aberta ao Palácio Fechado do Rei pode ser seu por apenas R$70,00. Para resolver qualquer dúvida, é só chamar.