Livros Fundamentais das Grandes Tradições Espirituais até então Inéditos na Língua Portuguesa
Livros Fundamentais das Grandes Tradições Espirituais até então Inéditos na Língua Portuguesa
Saiba mais sobre nós
Saiba mais sobre nossos autores
Agora mesmo
Minha Conta

O Jogo da Amarelinha e o Jogo da Gansa

R$65,00

Descrição
Informação adicional
Avaliações (0)

Sobre o Livro

Sobre o Autor

Ouça também um Recorte Literário desta obra. Duração de 3 min.

Diversas são as tradições espirituais que descrevem toda a complexidade da vida como sendo uma grande uma dança ou um jogo, representações lúdicas de todo o processo cosmológico (criação do mundo) e escatológico (relacionado ao retorno a origem). A milenar tradição hindu costuma falar de Krishna (um de seus avatares) como um brincalhão e Shiva (3º Deus da Trindade Hindu) como um dançarino, e todo o universo como sendo uma grande Leela, uma grande Dança, um grande Jogo sagrado.

Na mitologia antiga, o cisne é associado a Apolo Hiperbóreo, que é uma representação do Deus que encarna a luz primordial e, para o Ocidente antigo, ele é uma expressão da tradição original da humanidade. Essa ave faz seu ninho sob a estrela Polar e representa o eixo imóvel invisível desse mundo. Na Índia, tem relação com o Hamsa (cisne), símbolo da Idade de Ouro e título de honra dado aqueles que dominaram a matéria e o espírito, pois chegaram ao fim do caminho espiritual, sendo conhecidos como Paramahamsa (Cisne Supremo).

Participar de uma brincadeira, um esporte, uma dança, ou um jogo, é uma forma de esquecer as responsabilidades relacionadas ao dia a dia e uma maneira de acessar uma linguagem lúdica, imaginativa, tão comum às crianças; mas, para além disso, participar de um jogo tradicional como O Jogo da Gansa e O Jogo da Amarelinha, é também um jeito de divertir-se, como a própria etimologia da palavra nos indica: divertir, do latim Divertere, Dis: de “para o lado”, e Vertere: de “virar”, significando então “voltar-se para um outro lado”, “voltar para um lado diferente”, nos remetendo a inversão do fluxo dos desejos e dos sentidos cognitivos para o lado interior de si, mudança essa absolutamente necessária para aqueles que desejam entrar na Via da Realização Espiritual, na Senda interior de um verdadeiro Autoconhecimento cujo primeiro passo é representado, no Jogo da Gansa, pela carta “A Caça ao Cervo”, representação do despertar do novo desejo: o desejo celestial.

É neste sentido de autoconhecer-se, autosuperar-se que Gérard de Sorval, um dos maiores especialistas no simbolismo da heráldica e da cavalaria medieval, restitui para os tempos atuais, por meio desta obra, o verdadeiro sentido simbólico e iniciático desses dois jogos: O Jogo da Gansa e O Jogo da Amarelinha.

Como ele mesmo diz: “Aqueles que perseveram incansavelmente nesse jogo, nessa aventura heroica e jamais abandonam essa grande guerra interior, atingem a realeza interior, que é a meta da Via Heroica da Tradição da Cavalaria, e começam então a última etapa do Grande Caminho da Realização espiritual: a Via Régia, que corresponde à 63ª  e última casa do Jogo da Gansa, onde a Criança Régia (como sua pureza e inocência) pode então jogar O Jogo da Amarelinha e, assim, completar a totalidade do Caminho que nós seres humanos somos chamados a percorrer durante a estadia aqui no planeta Terra”.

Quando jogamos, acompanhamos os mesmos passos dados pelos grandes homens e mulheres das gerações anteriores que trilharam e realizaram o Grande Caminho do retorno pleno à Origem divina.

Texto: Kleiton Fontes – Revisão: Américo Sommerman
Recorte Literário: Marcelo Paganotti

Gérard de Sorval (1950 – ) é um historiador, filósofo e poeta francês contemporâneo. Considerado um dos maiores especialistas no simbolismo da heráldica e iniciação cavaleiresca cristã (cavalaria medieval).

Foi co-fundador do Grupo de Pesquisa Universitária Tradição e Modernidade. Dedicou-se por décadas a pesquisas sobre a Tradição Cristã na doutrina real francesa e na iniciação régia, que ele considera como as principais matrizes do desenvolvimento da civilização europeia. Todos os seus trabalhos e publicações visam restaurar as chaves da compreensão do mundo antigo. Também é considerado um dos maiores especialistas na Franco-Maçonaria e no grande pensador e metafísico francês da primeira metade do século XX René Guénon.

Na França, até o presente momento, publicou as seguintes obras:

  • La voie chevaleresque et l’initiation royale dans la tradition chrétienne [A iniciação dos cavaleiros e a iniciação dos reis na tradição cristã];
  • Le langage secret du blason [A linguagem secreta do brasão];
  • La marelle ou Les sept marches du paradis: Itinéraire initiatique [A Amarelinha ou Os Sete Passos do Paraíso: Itinerário de iniciação];
  • Calendrier perpétuel des Rois de France [Calendário Perpétuo dos Reis da França;
  • Le Lac du Signe [O lago do Cisne].

Em coautoria com Jean-Claude Marol, publicou:

  • La mise en demeure. Les signes vivants de la chevalerie [A colocação do mobiliário. Os signos vivos da cavalaria];
  • Tiens ta langue[Segure tua língua].

No Brasil, foram traduzidas e publicadas recentemente pela Polar duas de suas três obras principais:

  • A Iniciação dos Cavaleiros e dos Reis na Cristandade Medieval (2014);
  • O Jogo da Amarelinha e O Jogo da Gansa: o trajeto iniciático dos sete passos do paraíso (2019).

Na Espanha, publicou na forma digital seu artigo intitulado:

  • Reflexiones sobre la iniciación femenina y su vía regia [Reflexões sobre a iniciação feminina e sua via régia]
Peso 0,380 kg
Dimensões 14 × 21 × 2,3 cm
AUTOR

Gerard de Sorval

TRADUÇÃO

Marly Segreto

ISBN-10

8586775398

ISBN-13

978858677539-0

EDIÇÃO

1ª edição, 2019

PÁGINAS

268

IDIOMA

Português, BR

ENCADERNAÇÃO

Brochura

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O Jogo da Amarelinha e o Jogo da Gansa”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Chamar no WhatsApp
Posso Ajudar?
O livro O Jogo da Amarelinha e o Jogo da Gansa pode ser seu por apenas R$65,00. Para resolver qualquer dúvida, é só chamar.