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A Teologia Mística

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Nesta obra dirigida a Timóteo, Dionísio Pseudo-Areopagita revela ao amigo o que é a Treva Divina (que se oculta numa treva de silencio) e como penetrá-la, mas adverte-o: “Presta atenção, que nenhum dos não iniciados te ouça falar disto”.

Esta obra é uma das mais profundas sobre mística e a primeira a forjar a expressão Teologia Mística. Esse pequeno tratado foi o responsável em fundar uma tradição de interpretes que manteve vivo o pensamento dionisíaco e sua divisão entre as teologias Negativa, Afirmativa, Simbólica e Mística até os dias atuais.

Esta foi uma das maiores contribuições de Dionísio, ao definir os três polos ou vias da teologia: a Teologia Afirmativa, a Teologia Negativa e a Teologia Simbólica, e do centro ou meta das três: a Teologia Mística. A Teologia Afirmativa (catafática) é a via do pensamento na qual afirma-se o que Deus é em seus atributos ou nomes; a Teologia Negativa (apofática) é a vida na qual se nega tudo o que põe limites à natureza divina; e a Teologia Simbólica, mediadora das duas primeiras, é aquela na qual se utilizam figuras, imagens ou símbolos, que são propostos apenas como representações dos mistérios divinos e da natureza divina. Segundo ele, essas três vias do pensamento para se chegar ao conhecimento de Deus devem ser articuladas para permitir que se chegue à Teologia Mística, que é a experiência direta da União com Deus, para além de toda afirmação, de toda negação e de toda representação.

Texto: Kleiton Fontes – Revisão: Américo Sommerman
Recorte Literário: Marcelo Paganotti

Dionísio Pseudo-Areopagita não possui uma biografia clara, pois seu nome (ou pseudônimo) é um homônimo de Dionísio, o ateniense membro do Areópago (região localizada ao noroeste da Acrópole em Atenas e também do conselho/tribunal que ali se reunia) e discípulo de São Paulo (citado na bíblia em Atos dos Apóstolos capítulo 17, versículo 34).

Graças aos estudos linguísticos e grande influência neoplatônica (Plotino e Proclo), ficou evidente que suas obras foram escritas no final do Século V e início do Século VI. Ao que tudo indica foi um monge/teólogo sírio ou palestino.

O conjunto de suas obras ficaram conhecidos como Corpus Dionysiacum ou Corpus Areopagiticum. Dentre as mais conhecidas destacam-se: Dos Nomes Divinos, A Teologia Mística, A Hierarquia Celeste e A Hierarquia Eclesiástica.

Além de outras obras citadas pelo autor, mas que não chegaram até os dias atuais, sendo elas: Os Esboços Teológicos, A Teologia Simbólica, Os Hinos Divinos, As Coisas Inteligíveis e As Coisas dos Sentidos, As Propriedades e as Ordens Angélicas, Sobre o Juízo de Deus e Sobre a Alma.

Seus escritos estabeleceram uma tendência neoplatônica definitiva na doutrina cristã medieval (com impacto na igreja oriental (ortodoxa) e na igreja ocidental (romana). Pode-se dizer que sua influência manteve a tradição grega no seio da estrutura celeste e eclesiástica cristãs.

Na Europa Medieval, o Papa Adriano VI o chamou de “Primeiro Pai da Igreja”. Na França alcançou grande sucesso na escola Vitorina (Século XII), na Escola de Chartres (Século XI e XII) e na Universidade de Paris (Século XIII).

Santo Alberto Magno tinha as suas obras como livros de cabeceira, São Tomas de Aquino o citou mais de 1700 vezes em suas obras.

Influenciou os grandes nomes da mística alemã: Mestre Eckhart, Johanes Tauler, Jan Van Ruysbroeck, Nicolau de Cusa, os místicos espanhóis: São João da Cruz e Santa Teresa D’Ávila e a mística inglesa: Juliana de Norwich.

Na segunda metade do século XV, impactou os pais do Renascimento italiano, Pico Della Mirandola que o considerava um mestre por ter unido Platão e São Paulo, e Marsilio Ficino (líder da Academia Platônica de Floresça) que o considerava o cume da teologia cristã e da filosofia platônica.

Martinho Lutero considerava suas obras como “a verdadeira cabala, a mais perfeita teologia”.

Seu conteúdo doutrinário forma uma teologia completa. Foi o responsável por cunhar o termo “Teologia Mística”.

Para Dionisio, teólogo são aqueles que, possuindo o conhecimento de Deus ou dos deuses, falaram ou escreveram a respeito dos mistérios divinos. Portanto, são os autores inspirados, que receberam seus conhecimentos diretamente de Deus ou dos anjos.

Peso 0,130 kg
Dimensões 14 × 21 × 0,7 cm
AUTOR

Dionísio Pseudo Areopagita

TRADUÇÃO

Américo Sommerman

ISBN-10

8586775207

ISBN-13

978858677520-8

EDIÇÃO

1ª, 2015

PÁGINAS

80

IDIOMA

Português, BR

ENCADERNAÇÃO

Brochura

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