R$90,00
Ouça também um Recorte Literário desta obra. Duração de 3 min.
Depois da fantástica interpretação simbólica e esotérica feita pelo pensador e médico francês Patrick Paul no livro O Segredo do Graal – Volume I, focada na jornada épica e celestial empreendida pelo cavaleiro Perceval, demonstrando com grande riqueza de detalhes os desafios inerentes a uma via iniciática, neste caso específico: a Via da Heroica da Cavalaria, necessária e impreterível para todos aqueles que almejam alcançar o mítico e lendário Santo Graal.
Neste livro O Segredo do Graal – Volume II: Gauvain e a Via da Ilusão / O Labirinto da Vida e da Morte, o autor Patrick Paul analisou o sentido simbólico da história de Gauvain, o outro grande cavaleiro arturiano cujas aventuras também fazem parte da obra clássica da literatura francesa medieval do século XII, Perceval ou o Romance do Graal (também disponível no Catálogo da Polar Editorial).
Enquanto Perceval é reconhecido por ter penetrado os mundos desconhecidos de maneira ativa e voluntária, heroica e solar, atingindo no final do Caminho Espiritual o tão almejado Santo Graal, ou também podemos dizer, a Eternidade e a Liberação Total, Gauvain ainda iludido com o sofisticado mundo físico, o mundo das ilusões, embora voluntarioso e corajoso, mais uma vez se deixará enganar, totalmente identificado com o poder e apegado às aparências, o que inevitavelmente o manterá aprisionado, objeto de todo um complexo jogo de ilusões, tomando-as por verdadeiras e tendo como consequência inevitável, o aprisionamento em um eterno ciclo de encarnação compulsória, com a obrigatoriedade de sempre retornar a corporalidade física (metempsicose).
A história de Perceval aborda os segredos do ensinamento iniciático ligados à busca da cavalaria celestial, a história de Gauvain é dirigida para a cavalaria terrestre, sustentada por valores exotéricos e pelas consequências que deles decorrem.
Ao analisarmos e verificarmos o conjunto desta obra (Volume I e o Volume II), com seu rico enredo e grande riqueza simbólica, temos a oportunidade de adquirir uma compreensão maior do Caminho, favorecendo uma contemplação profunda, inicialmente feita através da racionalidade, mas o bastante para se criar uma ponte, indispensável para o desvelamento das realidades interiores, presentes também em nossas vidas, mas na maioria das vezes, de forma oculta, seja pela falta de chaves para abrir as portas, ou pela correria dos afazeres da vida cotidiana.
Perceval é solar, Gauvain é lunar, dois cavaleiros que no fundo são um só, duas realidades que constituem e compõem a natureza de todo ser humano. Conhecê-los plenamente e na sua totalidade é impreterível para todos aqueles que almejam seguir no Caminho, a Via, a Senda Espiritual real, a fim de avançar e, porque não, também alcançar, como Perceval, o Santo Graal.
Com a leitura dos dois volumes de O Segredo do Graal, o leitor poderá ter parâmetros claros para decidir e optar por qual caminho deseja seguir: o caminho da completa Realização Espiritual trilhado por Perceval, ou o caminho do aprisionamento em mundos intermediários no pós-morte e do retorno cíclico a este mundo da matéria densa, caminho trilhado por Gauvain.
Tamanho é o desvelamento e envergadura espiritual dessas duas obras juntas que o Editor-chefe da Polar Editorial volta a nos provocar: “Será que o mundo suportará este desvelamento?”.
Texto: Kleiton Fontes – Revisão: Américo Sommerman
Recorte Literário: Marcelo Paganotti
Patrick Paul (1941 – ), médico, educador, pesquisador, professor e pensador francês.
Graduado em Medicina pela Universidade de Marselha, Mestre em bioquímica e microbiologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Paris VII, Mestre em Antropologia Médica pela Faculdade de Medicina de Bobigny-Paris XIII, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade François Rabelais de Tours, Livre-Docente em Ciências e Educação pela Universidade de Rennes II, e Membro Expert [Alta Autoridade de Saúde da França no Comitê de Organização das Recomendações profissionais sobre o tema “Avaliação dos programas em educação terapêutica [“L’évaluation des programmes en éducation thérapeutique – 05R12”]. Foi Professor Visitante da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vinculado ao departamento de Medicina Preventiva, durante o período de 2011 a 2013.
Nasceu em Nice, sul da França e, além de sua trajetória de quarenta anos como médico clínico geral e como pesquisar acadêmico em diferentes áreas, dedicou-se por décadas a pesquisas sobre as grandes tradições espirituais do Ocidente (alquimia, cavalaria, heráldica, cabala) e do Oriente (taoísmo), sendo um dos maiores especialistas contemporâneos nessa temática.
Essas longas e profundas pesquisas no campo das ciências contemporâneas e naquele das tradições de sabedoria permitiram que ele encontrasse os princípios a partir dos quais é possível estabelecer as pontes para um verdadeiro diálogo entre esses dois campos, normalmente considerados tão distantes.
Reside no Brasil (São Paulo/SP) desde 2010, onde fundou e mantém o Instituto de Estudos e Desenvolvimento Integral Humano (IEDIH), no qual ministra cursos e workshops relacionados a interpretação dos sonhos, arte terapia, simbologia e mitologia, alquimia, cabala, iniciação à cavalaria e a arte dos brasões, práticas integrativas taoistas e medicina chinesa, educação terapêutica e transdisciplinaridade.
Na França, publicou os seguintes livros:
No Brasil, seus livros publicados são:
Pela Polar, foram publicados:
Pela Polar, serão lançados em breve:
Peso | 0,566 kg |
---|---|
Dimensões | 16,5 × 23,5 × 3,2 cm |
AUTOR | Patrick Paul |
TRADUÇÃO | Marly Segreto |
ISBN-10 | 6599058027 |
ISBN-13 | 978659905802-8 |
EDIÇÃO | 1ª edição, 2020 |
PÁGINAS | 336 |
IDIOMA | Português, BR |
ENCADERNAÇÃO | Capa Dura |
Avaliações
Não há avaliações ainda.